//

PROVA BÁSICA DE ADESTRAMENTO PARA TODAS AS RAÇAS

PROVA BÁSICA DE ADESTRAMENTO PARA TODAS AS

RAÇAS



PROVA DE CARÁTER:
1. Inicialmente os condutores juntamente com seus cães, farão apresentação

formal ao árbitro ou avaliador falando seu nome e o do cão.
2. Os cães que não permitirem a aproximação do arbitro

ou avaliador não participarão da prova.
3. Cães que durante a competição apresentar comportamento anti-social serão

eliminados.
4. O cão que se afastar do condutor e não retornar apesar de três tentativas com comando estará

eliminado.


MODULO 1 – EXERCÍCIO DE OBEDIÊNCIA BÁSICA

1. - Condução com guia (VALOR: 30pts)

Não

segue o condutor voluntaria e alegremente.
Guia tensa, adiantar ou atrasar.
Posição incorreta junto ao condutor na

marcha ou nas mudanças de direção e velocidade.
Influencia do condutor que não sejam os comandos verbais nas mudanças de

exercícios.
Intranqüilidade ao passar junto de um grupo e cumprimentar alguém.
Deve permanecer parado ou

sentado.
Medo ou agressividade para com estranhos.

2. - Sentar e deitar (VALOR: 10pts)

Não fica na

posição correta.
Repetição de comandos ou gestos.
Indecisão no exercício.
Mover-se da posição básica.

3. -

Voltas em pé firme (VALOR: 10pts)

Apos as voltas para esquerda, direita e meia volta o cão não toma a posição

junto.
O condutor nos exercícios dá mais de um passo.
Indecisão do cão ou repetição de ordens.
Ajuda com a

guia.

4. - Trabalhos a distância:

A. - Comando “SENTA”, solta a guia, afasta 20 passos e volta ao cão. (VALOR:

10pts)
B. - Comanda “DEITA”, tira a guia, afasta 20 passos e chama o cão. (VALOR: 10pts)

Inquietação ao ficar

só.
Repetição de comandos ou gestos.
O cão atende ao chamado sem vivacidade.
Ao sentar a frente ou tomar a posição

de junto, não o faz corretamente.
Aproximação lenta, senta afastado, repetir comandos, ajuda corporal ou condutor move-se

de sua posição para ajudar o cão.

5. - Deitar com distração. (VALOR: 10pts)

Se o cão sair do lugar mais de

2mts. antes do término do 3º exercício (conversão em pé firme), serão descontados 10 pontos.
Se sair após o terceiro,

receberá 7 pontos.
Se o cão senta ou levantar, mas não sair do lugar terá uma penalização leve.

TOTAL:

80pts



MÓDULO 2 – AGILITY

1. - Pneu (VALOR: 2,5pts)

Refugo, pulo inverso, passar por baixo,

derruba obstáculo, indecisão.

2. - Slalon (passa) (VALOR: 2,5pts)

Refugo, iniciar pelo lado errado, não

executa todas as passagens, sobe no obstáculo, falta de obediência.

3. - Barreira (VALOR: 2,5pts)

Refugo,

derrubar o obstáculo, insegurança, apóia no obstáculo.

4. - Túnel (VALOR: 2,5pts)

Pula sobre o túnel, entra e

volta, refugo, inicia pelo lado contrário, fazer xixi, falta de obediência.

TOTAL: 10pts



MÓDULO 3 -

INTERAÇÃO CÃO E CONDUTOR


1. Cão vai ao encontro do condutor (VALOR: 5,0pts)

Do condutor: posturas

inadequadas, faltas de iniciativa e esportividade, não podendo usar brinquedos e alimentos, falta de atitude.
Do cão:

lento, tímido, inconstante, dificulta colocação de guia, falta de confiança e atenção.

2. Cão procura condutor em

esconderijo (biombo) (VALOR: 5,0pts)

Do condutor: posturas inadequadas, falta de iniciativa e esportividade, não pode

usar brinquedos e alimentos, falta de atitude.
Do cão: lento, tímido, inconstante, dificulta colocação da guia, falta de

confiança e atenção, senta muito afastado, não localiza o condutor no biombo (esconderijo).

TOTAL:

10pts



NOTA: esta sumula foi elaborada em 08 de setembro de 2007, pelo árbitro da FCI – CBKC e Diretor de

Adestramento do Kenel Clube São Paulo, JOSÉ AIRTON RODRIGUES FREITAS

 Retornar





Clique aqui para baixar o Mapa de Ninhada