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PROVA BÁSICA DE ADESTRAMENTO PARA TODAS AS RAÇAS
PROVA BÁSICA DE ADESTRAMENTO PARA TODAS AS
RAÇAS
PROVA DE CARÁTER:
1. Inicialmente os condutores juntamente com seus cães, farão apresentação
formal ao árbitro ou avaliador falando seu nome e o do cão.
2. Os cães que não permitirem a aproximação do arbitro
ou avaliador não participarão da prova.
3. Cães que durante a competição apresentar comportamento anti-social serão
eliminados.
4. O cão que se afastar do condutor e não retornar apesar de três tentativas com comando estará
eliminado.
MODULO 1 – EXERCÍCIO DE OBEDIÊNCIA BÁSICA
1. - Condução com guia (VALOR: 30pts)
Não
segue o condutor voluntaria e alegremente.
Guia tensa, adiantar ou atrasar.
Posição incorreta junto ao condutor na
marcha ou nas mudanças de direção e velocidade.
Influencia do condutor que não sejam os comandos verbais nas mudanças de
exercícios.
Intranqüilidade ao passar junto de um grupo e cumprimentar alguém.
Deve permanecer parado ou
sentado.
Medo ou agressividade para com estranhos.
2. - Sentar e deitar (VALOR: 10pts)
Não fica na
posição correta.
Repetição de comandos ou gestos.
Indecisão no exercício.
Mover-se da posição básica.
3. -
Voltas em pé firme (VALOR: 10pts)
Apos as voltas para esquerda, direita e meia volta o cão não toma a posição
junto.
O condutor nos exercícios dá mais de um passo.
Indecisão do cão ou repetição de ordens.
Ajuda com a
guia.
4. - Trabalhos a distância:
A. - Comando “SENTA”, solta a guia, afasta 20 passos e volta ao cão. (VALOR:
10pts)
B. - Comanda “DEITA”, tira a guia, afasta 20 passos e chama o cão. (VALOR: 10pts)
Inquietação ao ficar
só.
Repetição de comandos ou gestos.
O cão atende ao chamado sem vivacidade.
Ao sentar a frente ou tomar a posição
de junto, não o faz corretamente.
Aproximação lenta, senta afastado, repetir comandos, ajuda corporal ou condutor move-se
de sua posição para ajudar o cão.
5. - Deitar com distração. (VALOR: 10pts)
Se o cão sair do lugar mais de
2mts. antes do término do 3º exercício (conversão em pé firme), serão descontados 10 pontos.
Se sair após o terceiro,
receberá 7 pontos.
Se o cão senta ou levantar, mas não sair do lugar terá uma penalização leve.
TOTAL:
80pts
MÓDULO 2 – AGILITY
1. - Pneu (VALOR: 2,5pts)
Refugo, pulo inverso, passar por baixo,
derruba obstáculo, indecisão.
2. - Slalon (passa) (VALOR: 2,5pts)
Refugo, iniciar pelo lado errado, não
executa todas as passagens, sobe no obstáculo, falta de obediência.
3. - Barreira (VALOR: 2,5pts)
Refugo,
derrubar o obstáculo, insegurança, apóia no obstáculo.
4. - Túnel (VALOR: 2,5pts)
Pula sobre o túnel, entra e
volta, refugo, inicia pelo lado contrário, fazer xixi, falta de obediência.
TOTAL: 10pts
MÓDULO 3 -
INTERAÇÃO CÃO E CONDUTOR
1. Cão vai ao encontro do condutor (VALOR: 5,0pts)
Do condutor: posturas
inadequadas, faltas de iniciativa e esportividade, não podendo usar brinquedos e alimentos, falta de atitude.
Do cão:
lento, tímido, inconstante, dificulta colocação de guia, falta de confiança e atenção.
2. Cão procura condutor em
esconderijo (biombo) (VALOR: 5,0pts)
Do condutor: posturas inadequadas, falta de iniciativa e esportividade, não pode
usar brinquedos e alimentos, falta de atitude.
Do cão: lento, tímido, inconstante, dificulta colocação da guia, falta de
confiança e atenção, senta muito afastado, não localiza o condutor no biombo (esconderijo).
TOTAL:
10pts
NOTA: esta sumula foi elaborada em 08 de setembro de 2007, pelo árbitro da FCI – CBKC e Diretor de
Adestramento do Kenel Clube São Paulo, JOSÉ AIRTON RODRIGUES FREITAS
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